Diana Gonçalves Vidal
O arquivo está disponível para baixar aqui.
Agosto: Elaboração coletiva da proposta de curso
Dia 06 (Aula - 1) – Apresentação dos alunos. Definição da proposta e programação do curso. Formas de avaliação.
Elaboração de autobiografias escritas individualmente e posteriormente socializadas em grupo e em plenária. O objetivo será o conhecimento de suas trajetórias e interesses.
Levantamento de temas e questões de deverão ser trabalhadas durante o semestre.
Bibliografia Geral do curso:
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
Unidade I: Organização do Sistema Educacional (subtemas: Qualidade de ensino, Políticas públicas educacionais, Público e privado, Função social da escola, Ciclos, Currículo, Violência).
Dia 13 (Aula - 2)– Apresentação e debate de um filme: “Pro Dia Nascer Feliz”
Dia 20 (Aula - 3) – Apresentação do programa do curso. Discussão sobre o tema “Cultura escolar”.
Dia 27 (Aula - 4) – Aula: Organização do Sistema Educacional: perspectiva histórica.
Indicação de leitura básica
NUNES, Clarice. “O ‘velho’ e ‘bom’ ensino secundário: momentos decisivos”. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000. (http://www.anped.org.br/). Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 1).
Setembro:
Dia 03 (Aula - 5) – Organização do Sistema Educacional: temas atuais
Bibliografia da aula:
FERNANDES, Claudia de Oliveira. A escolaridade em ciclos: a escola sob uma nova lógica. Cadernos de Pesquisa, jan./apr. 2005, vol.35, no.124, p.57-82. (http://www.scielo.br/)
OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23. (http://www.scielo.br/)
SOUSA, Sandra Z. Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar. Cadernos de Pesquisa, julho/2003, no.119, p.175-190. (http://www.scielo.br/)
SOUZA Jr., Marcílio & GALVÃO, Ana Maria. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pequisa, v. 31, nr. 3, p. 391-408, set.dez. 2005. (http://www.scielo.br/)
THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira Educação, Ago 2006, vol.11, no.32, p.211-225. (http://www.scielo.br/)
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 2);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 1)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia 10 – Sem aulas – Semana da Pátria
Dia 17 (Aula – 6) – Elaboração de propostas de ação coletiva (trabalho coletivo 2). Socialização e discussão das propostas de ação coletiva; Proposta de ação individual (trabalho individual 3).
Dia 24 (Aula 7) – Semana de Educação.
Outubro:
Dia 01 (Aula 8) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professor e alunos (subtemas: Interesse, Relação entre professor e aluno e aluno e professor, Mérito e progressão, Valorização do magistério, Carreira e Trajetória escolar). Temas atuais.
Bibliografia da aula:
CARVALHO, Marília Pinto de. Ensino, uma atividade relacional. Revista Brasileira de Educação, maio/ago. 1999, no.11, p.17-32. (http://www.scielo.br/)
COSTA, Marcio & KOSLINSKI, Mariane. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, jan./apr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. (http://www.scielo.br/)
LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. (http://www.scielo.br/)
MARRIEL, Lucimar Câmara, ASSIS, Simone G., AVANCI, Joviana Q. et al. Violência escolar e auto-estima de adolescentes. Cadernos de Pesquisa, jan./abr. 2006, vol.36, no.127, p.35-50. (http://www.scielo.br/)
MAUES, Olgaíses. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, mar./2003, no.118, p.89-117. (http://www.scielo.br/)
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 4);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 3)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia 08 (Aula 9) – Elaboração de propostas de ação coletiva (trabalho coletivo 4). Socialização e discussão das propostas de ação coletiva; Proposta de ação individual (trabalho individual 5).
Dia 15 (Aula 10) -: A Profissionalização Docente sob perspectiva histórica.
Indicação de leitura básica:
TANURI, Leonor. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação nr.14, p.61-89, maio/ago.2000 (http://www.anped.org.br/). Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 6).
Dia 22 – ANPEd – Sem aulas.
Dia 29 (Aula - 11) – Sujeitos da Educação: Professor e alunos. Vídeo: Educadores brasileiros: Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. Apresentação: Diana Vidal.
Novembro:
Dia 5 (Aula 12) – Oficina de Voz
Dia 12 (Aula - 13) – V CBHE – Visita ao CRE Mario Covas
Dia 19(Aula – 14) - Seminários: Propostas individuais
Dia 26 (Aula – 15) - Seminários: Propostas individuais
Sistemática de Avaliação dos alunos: Cada trabalho individual vale 0,5 (6 X 0,5 = 3,0), cada participação em trabalho em grupo vale 0,5 (4 x 0,5 = 2,0) e o trabalho escrito final vale até 5,0. Somados totalizam 10,0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário