sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Proposta de Ação Coletiva

Pessoal,

Disponibilizo a seguir as propostas de ação coletiva elaboradas pelos grupos.
Um abraço
Diana


Grupo:
Julia Albino
Clelia Rodrigues das Chagas
Larissa M. Toriumi
Leonardo Nascimento Soares

Proposta: Educar e divertir

Introdução
Atualmente o enisno segue uma formalidade excessiva na questão da evolução física da espécie humana. O desenvolvimento das características sexuais do ser humano ainda é um tabu na educação.

Objetivos
- Dismistificar o tema "evolução das características sexuais" no âmbito escolar;
- Tornar o ensino mais interessante.

Estratégias
Elaboração e aplicação de questionários relativos ao tema, perguntando aos professores de que maneira eles abordan o assunto e aos alunos o que eles sabem sobre o assunto.

Público-alvo
Alunos de instituição de ensino. A faixa etária será definida após análise dos resultados dos questionários.

Grupo:
Ricardo, Silvana, Eliana, Leandro

Introdução
Ensino de ciências em espaço não formal (parque)

Objetivo
Avaliar o impacto de um experimento de óptica no público em geral

Estratégias
Acompanhar um grupo de divulgaçãocientífica em espaços não formais.

Público-alvo
Visitantes de um parque, tanto adultos como crianças.

Grupo:
Bruna Caroline Marini da Silva
Marina Louise
Luana Bomfim Formiga
Silvia Kim
Laura Lopes

Introdução
Esteriótipo e bullying na infância

Objetivos
Mostrar que as diferenças são poucas e avaliar quais são os esteriótipos criados pelas crianças.

Estratégias
Através de dinâmicas executar a nossa proposta de ação, mostrando as diferenças e as igualdades das pessoas, quebrando assim o bullying.

Público-alvo
Crianças com idade entre 5 a 7 anos.

Grupo:
Denilson Rocha
Danilo Ide
Ivan Dias
Teofilo Oliver
Marcos Hadid

Introdução
Principais dúvidas em relação à separação do lixo reciclável. Que materiais podem ser reciclados? Em que condições um material pode ser reciclado? Por exemplo, papéis de embalagem engordurados entram como lixo reciclável ou não?

Objetivos
Checar o conhecimento que as pessoas têm a respeito da reciclagem e disponibilizar material informativo no youtube.

Estratégias
Em um primeiro momento faremos um levantamento das dúvidas que as pessoas têm sobre a reciclagem. Depois, montaremos um vídeo informativo sobre o assunto em função das dúvidas levantadas.

Público-alvo
Pré-adolescentes e adolescentes.

Grupo:
Donizeti de Paula

Introdução
Tratar o problema da indisciplina e as formas de superação criando vínculos afetivos pedagógicos.

Objetivos
Explorar as relações interpessoais em uma turma e sua relação com o docente na fase de contato pedagógico, ou seja, criar e importar-se com o vínculo, e este pode ser visto como uma forma de cuidar da turma e de si mesmo em contraponto com o problema da moral de controle que produz desencontros afetivos entre professor-aluno.

Estratégias
Que tipo de apresentação pode ser feita para criar vínculo para enviar abertura na relação.
Que tipo de jogos de cooperação podem ser utilizados, bem como certas psicodinâmicas.

Público-alvo
Gestores (diretores, vices, coord. pedagógico) e professores

Nenhum comentário: