quinta-feira, 4 de março de 2010

Cronograma do Curso

Pessoal

Ai vai, como prometido, o cronograma de atividades do semestre. Na próxima aula, eu faço o detalhamento.

Um abraço
Diana

Fevereiro:

Dia 24 (Aula - 1) – Apresentação dos alunos. Definição da proposta e programação do curso. Formas de avaliação.
Elaboração de autobiografias escritas individualmente e posteriormente socializadas em grupo e em plenária. O objetivo será o conhecimento de suas trajetórias e interesses.
Levantamento de temas e questões de deverão ser trabalhadas durante o semestre.
Bibliografia Geral do curso:
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
Infolink Linha do tempo: http://educarparacrescer.abril.com.br/historia-educacao/index.shtml

Março:

Dia 03 (Aula 2) – Apresentação e debate do filme: “Pro Dia Nascer Feliz”. Tema: Expectativas escolares/ trajetórias.
Leitura sugerida: COSTA, Marcio & KOSLINSKI, Mariane. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, jan./abr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. (www.scielo.br)

Dia 10 (Aula - 3)– Apresentação do programa do curso. Discussão sobre o tema “Cultura escolar”.
Leitura sugerida: VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).

Dia 17 (Aula - 4) – Unidade I: Organização do Sistema Educacional. Temas: Avaliação – critérios (ciclo serie, reprovação 6 anos, ENEM); Representação social da escola/ escolarização e opinião pública; Seletividade/inclusão → qualidade. Aula: Organização do Sistema Educacional: perspectiva histórica.

Indicação de leitura básica:
NUNES, Clarice. “O ‘velho’ e ‘bom’ ensino secundário: momentos decisivos”. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000. (www.anped.org.br).

Atividade - Discussão de texto:
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 1);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 1)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 24 (Aula - 5) – Organização do Sistema Educacional: temas atuais

Bibliografia da aula: (www.scielo.br)
DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128.
FERNANDES, Claudia de Oliveira. A escolaridade em ciclos: a escola sob uma nova lógica. Cadernos de Pesquisa, jan./apr. 2005, vol.35, no.124, p.57-82.
OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23.
PAUL, Jean-Jacques & BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Qualidade docente e eficácia escolar. Tempo social. 2008, vol.20, n.1, pp. 119-133.

Atividade - Discussão dos textos
4) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 2);
5) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 2)
6) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 31 – Sem aulas – Semana Santa

Abril:

Dia 07 (Aula – 6) – Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva.
7) Trabalho em grupo (trabalho coletivo 3)
8) Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate

Dia 14 (Aula 7) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores. Temas: Papel do professor (mulher, relação/prof./aluno, expressão do aluno); Valorização do magistério; Modelo de professor; Conflito entre expectativas institucionais sobre o professor e as condições de trabalho; Violência escolar/ Bulling. Aula: Perspectiva histórica.

Indicação de leitura básica: MENDONÇA, Ana Waleska P.C. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 131-150, maio/ago. 2000. (www.anped.org.br).

Atividade - Discussão de texto:
9) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 3);
10) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 4)
11) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 21 – Feriado - Tiradentes

Dia 28 (Aula 8) – Sujeitos da Educação: Professores. Temas atuais.

Bibliografia da aula: (www.scielo.br)
CARVALHO, Marília Pinto de. Quem são os meninos que fracassam na escola?. Cadernos de Pesquisa, jan./abr. 2004, vol.34, no.121, p.11-40.
LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88.
MARRIEL, Lucimar Câmara, ASSIS, Simone G., AVANCI, Joviana Q. et al. Violência escolar e auto-estima de adolescentes. Cadernos de Pesquisa, jan./abr. 2006, vol.36, no.127, p.35-50.
REIS, Eduardo J. F. Borges dos et al. Docência e exaustão emocional. Educação & Sociedade. 2006, vol.27, n.94, pp. 229-253.

Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 4);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 5)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Maio:

Dia 05 (Aula 9) - Sujeitos da Educação: Professores. Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva.
12) Trabalho em grupo (trabalho coletivo 6)
13) Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate

Dia 12 (Aula 10) – Vídeo: Educadores brasileiros: Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. Apresentação: Diana Vidal. Participação da doutoranda Patrícia Coelho.

Leitura sugerida: Revista Educação, Dossiê Grandes Educadores Brasileiros.

Dia 19 (Aula 11) – Unidade III – Tecnologias. Temas: Função social da escola/competição com mídias + informação/tecnologias; Papel do professor (tecnologia); Metodologia; Ambiente escolar/aprendizagem. Aula: Perspectiva histórica. Participação da doutoranda Patrícia Coelho.

Indicação de leitura básica: DÂNGELO, Newton. Ouvindo o Brasil: o ensino de história pelo rádio - décadas de 1930/40. Revista Brasileira de História, 1998, vol.18, no.36. (www.scielo.br)

Atividade - Discussão de texto:
14) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 5);
15) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 7)
16) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 26 – Participação em evento – sem aulas.

Junho:

Dia 02 (Aula 12) - Unidade III – Tecnologias. Temas Atuais.

Bibliografia da aula: (www.scielo.br)
BOHADANA, Estrella & VALLE, Lílian do. O quem da educação à distância. Revista Brasileira de Educação. 2009, vol.14, n.42, pp. 551-564. (www.scielo.br)
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação. 2007, vol.12, n.35, pp. 290-299. (www.scielo.br)
CERTEAU, Michel de. A cultura e a escola. A Cultura no Plural. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003, p. 123-144.
MONTEIRO, ANA MARIA FERREIRA DA COSTA. Professores: entre saberes e práticas. Educação e Sociedade. 2001, v. 22, n. 74, pp. 121-142. (www.scielo.br)

Atividade - Discussão dos textos
4) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 6);
5) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 8)
Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 09 (Aula 13) – Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva.

Dia 16 (Aula 14) – Apresentação e debate do filme: “Entre os muros da escola”. Tema: Papel da família na escolarização.

Leitura sugerida: THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira Educação, ago. 2006, vol.11, no.32, p.211-225. (www.scielo.br)

Dia 23 (Aula 15) - Apresentação das Propostas de Ação – Seminários

Sistemática de Avaliação dos alunos: Cada trabalho individual vale 0,5 (6 X 0,5 = 3,0), cada participação em trabalho em grupo vale 0,25 (8 x 0,25 = 2,0) e o trabalho final em grupo vale até 5 ,0. Somados totalizam 10,0.

Nenhum comentário: