Pessoal
Somente 4 grupos me enviaram a proposta de ação coletiva. A seguir vocês podem conferir as idéias.
Um abraço
Diana
Entre a Expectativa e a Possibilidade:
Um Estudo Comparado do papel das Experiências na Escolha Profissional dos Alunos do Cursinho Popular e do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação da USP.
Grupo: Amanda; Daniel; Gabriela; Juliana; Luiz; Mariana; Tiago.
Introdução: O presente estudo busca compreender como as experiências do jovem determinam sua escolha profissional, quais delas são mais significativas para (de)limitar os cursos de graduação escolhidos por ele e, assim, apreender os motivos principais que levam à escolhas profissionais de ambos os grupos de estudo (suas similaridades e disparidades).
Objetivos: Pretende-se elaborar possíveis alternativas para as escolhas apresentadas pelos alunos, a partir do que foi previamente discutido e sistematizado no diálogo com as turmas.
Estratégias: O trabalho compreenderá duas etapas de intervenção:
1ª – Divisão das turmas de alunos em pequenos grupos para execução de diálogo e discussão, ambos orientados por um roteiro de entrevista com questões previamente estabelecidas (que englobam as variáveis “expectativa”, “escolha de curso”, “experiências pessoais” etc).
2ª – Após sistematização e discussão dos resultados obtidos, apresentar uma devolutiva para as turmas de alunos (agora não mais separadas em pequenos grupos), proporcionando alternativas para as escolhas apresentadas, levando-se em consideração as expectativas e experiências abordadas no diálogo.
Burn-out: conviver sem conhecer?
Grupo: Rosely de Sá Oliveira, Edilton Silva, Tiago Ferreira, Gabriel Pacheco, Eduardo Fonseca, Débora Trevizo, Vivian de Oliveira Aranda.
Introdução: Levar ao conhecimento dos professores a questão e realidade do “burn-out”.
Objetivos: Conscientizar os professores que se encontram em situação de risco a respeito do que é “burn-out”.
Estratégias:
Em uma dada escola, elaborar um levantamento sobre experiências docentes no decorrer de sua carreira;
Fazer um recorte no que tange a questão docente no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola;
Entrevistar docentes interessados;
Verificar, nas diretorias de ensino, quais são os focos de maior desistência (abandono) docente;
Buscar, nos arquivos do Hospital do Servidor Público, a demanda de registros de professores diagnosticados com “burn-out”;
Apresentar, no HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) da escola, o que é o “burn-out” e propor o esclarecimento do caso, a partir de discussões.
Público alvo: Professores e gestores da escola.
Choque intercultural entre alunos hispânicos e brasileiros.
Grupo: Fernanda Rios de Melo ; Julia de Abreu; Mariléia de Oliveira Silva; Nivia Flôres Mourão; Rita Jover Faleiros; Suzana Alves de Melo.
Introdução: Tendo em vista a grande quantidade de alunos bolivianos ou seus descendentes nas escolas de ensino fundamental da região do Brás (São Paulo), propomos uma intervenção intercultural como mecanismo de inclusão social.
Objetivo: Amenizar o preconceito intercultural entre alunos brasileiros e bolivianos através da maior aproximação/conhecimento da cultural do outro.
Estratégias: Entrevistar a direção, professores e alunos para identificar um problema específico e a partir daí elaborar um plano dirigido, com métodos lúdicos que permitam a participação dos alunos.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental I
Por que ler os clássicos?
Grupo: Ana Lucia de Mattos Barguil; Isabela Sabbatini; Thelma Tavares Dias; Marcella Budisti da Silva; Eduardo Perioli Junior; Laís Alves Sanchez; Patrícia Paura
Introdução: Problema: falta de interesse dos alunos pela leitura dos romances clássicos.
Objetivo: Conduzir a uma reflexão sobre a importância da leitura em si, nos mais diferentes suportes. Identificar as características e estrutura do Romantismo, com foco no romance "Iracema", buscando fazer ligação com obras contemporâneas para mostrar que estes elementos se mantém até hoje.
Estratégias: Conversa com os alunos sobre o que eles gostam de ler.
Discussão sobre os diferentes objetivos da leitura: prazer, estudo, tomada de decisão, avaliação. Debate a respeito das obras levantadas pelos alunos e a relação com a obra do José de Alencar, Iracema, para estabelecer os aspectos/elementos que constroem um romance (clichês).
Público Alvo: Adolescentes recém saídos do médio, e os que ainda estão no médio, participantes de um cursinho pré-vestibular. A faixa etária varia de 16 a 19 anos.
Caldeirão de Conhecimento
Grupo: Agnelson, Dricia, Hanna, Júlia, Patrícia, Priscila, Vagner, Vitória
Introdução: Pretendemos, com esse projeto, elaborar uma proposta de aula interdisciplinar que contemple as áreas de ciências, matemática, língua portuguesa e música. Para tanto, trabalharemos por meio de receitas culinárias.
A pertinência dessa proposta verifica-se pela necessidade de se ressaltar a confluência das diferentes áreas do conhecimento, mostrando que elas não são isoladas.
Objetivos: Os objetivos deste projeto são: mostrar a interdisciplinariedade dos conhecimentos; aplicar o conteúdo escolar no cotidiano prático dos alunos; estimular a criatividade; fazer uma exposição teórica específica de cada área envolvida, abrangendo conceitos matemáticos, físicos, linguísticos e musicais.
Estratégias: Trabalharemos por meio de dinâmicas de grupos, utilizando como ferramentas de aprendizagem receitas culinárias, músicas, exibição de filme, além de produção de textos, exposição teórica e preparação efetiva de uma receita elaborada pelos alunos.
Público Alvo: Como a intervenção será em um centro comunitário, o público alvo é mais abrangente, mas focaremos uma faixa etária dos 10 aos 15 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário