sexta-feira, 13 de maio de 2011

Popostas coletivas II

Grupo:
Carolina Castanhedo Moura
Laís Silva Oliveira
Mônica Pinhaes
Gracielle Souza
Juliana Silva
Daniela Roqu
Caio Chaves
Balgeum Song

Introdução:
Nosso grupo pretende verificar a hipótese de que a dinâmica e o espaço escolar interferem diretamente na absorção do conteúdo pelos alunos. Acreditamos que uma dinâmica em que há uma maior interação entre os alunos e um caráter mais lúdico apresenta um melhor resultado na fixação dos conteúdos.

Objetivos:
A proposta de intervenção procura verificar a interferência do espaço escolar e da dinâmica de aula na absorção, por parte dos alunos, do conteúdo proposto.

Estratégia:
Pretendemos propor em uma mesma escola, com crianças da mesma faixa etária e série, a aplicação de duas dinâmicas diferentes quanto à forma de aplicação e à organização do espaço escolar e iguais em relação ao conteúdo e aos elementos envolvidos.

Público alvo:
Alunos do segundo ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino com idade entre 7 e 8 anos.

Grupo:
Clara Devus
Giulia Lima

Introdução:
Nota-se pelas aulas de produção textual dos alunos do Fundamental II grande dificuldade na organização do enredo, verossimilhança, coerência e coesão. A partir de atividades que visem desenvolver as habilidades narrativas primárias, acompanhamento e correções, os alunos irão produzir textos de natureza oral a fim de reproduzi-los para os alunos do Infantil e Fundamental I.

Objetivos:
Melhorar e estimular a produção textual, estabelecer um relacionamento construtivo entre alunos de diferentes faixas etárias, trabalhar tipos variados de textos de forma lúdica.

Estratégia:
A princípio, sugerimos cinco encontros, porém há a possibilidade de flexibilidade dependendo do progresso dos alunos. Os primeiros encontros serão destinados ao trabalho da narrativa oral a partir de brincadeiras de construção coletiva de histórias, de descrição de elementos familiares e de compartilhamento de experiências. Nos encontros finais os alunos irão iniciar o processo de transmissão de oralidade para escrita na forma que se sentirem mais à vontade (conto, poema, fábula, narrativa de terror, etc.), em grupos ou individualmente. Após a conclusão desta etapa, iniciaremos as apresentações para os alunos do Infantil e Fundamental I, promovendo a interação e a fixação de conteúdo.

Público-alvo:
Alunos do ensino Fundamental II (produtores) e Fundamental I e Infantil (receptores).

Grupo:
Cauê Leonel

Introdução:
Uma das ferramentas de grande importância aprendida por alunos do 3º ano do Ensino Médio é a geometria analítica. Porém, os alunos ficam presos somente aos exercícios envolvendo plano cartesiano e muitas vezes esquecem (ou não sabem) que esse conteúdo pode ser utilizado para resolver problemas de geometria plana.

Objetivos:
Após os alunos já terem aprendido geometria analítica, o objetivo principal das intervenções é que os alunos envolvidos estejam cientes que a geometria é ampla e que ela não fica subdividida em temas (geometria plana, analítica, de posição, espacial, entre outras).

Estratégia:
Para tal proposta, iniciei pensando em cinco intervenções:
I)Apresentação para a turma, comentando brevemente o assunto que vamos conversar durante as próximas quatro intervenções
II)Revisão dos conceitos básicos da geometria
III)Atividade giagnóstica (2 exercícios simples para entrega e verificação inicial da turma)
IV)Atividade principal (3 exercícios de “geometria plana”)
V) Finalização do projeto/Feedback doa alunos

Público-alvo:
Alunos do 3º ano do Ensino Médio

Grupo:
Luisa Lemes
Iamara de Almeida
Luciana Nomoto
Leandro Bastos
Florindo Novaes
Waldemar Silva
Priscila Ribeiro

Introdução:
Na EE Andrônico de Melo existe uma sala de leitura. Os professores do colégio verificaram que ela é pouco utilizada pelos alunos.

Objetivos:
Verificar, em duas classes, a freqüência de uso da sala de leitura, com o objetivo de estimular os alunos a freqüentá-la mais.

Estratégia:
Elaboração e aplicação de questionário diagnóstico; aplicação das propostas de incentivo de uso da sala de leitura (elaborados a partir do diagnóstico); aplicação de questionários para verificação da intervenção.

Público-alvo:
Alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Grupo:
Akimi Kochi
Anna Bessa
Bruno Mascaro
Daniel Takahashi
Valter Regensteiner

Proposta:
Vídeos falando sobre os cursos para as carreiras desejadas, para esclarecer dúvidas sobre o que eles vão encontrar em cada curso.
Serão três visitas ao colégio:

1ª visita:
Questionário em sala de aula, somente para os terceiros anos, explicando parte do projeto.

2ª visita:
Será a apresentação do vídeo, no auditório, se possível para todo o Ensino Médio.
Os vídeos serão divididos por áreas (Humanas, Exatas, Biológicas). Cada vídeo terá de 10 a 20 minutos e entre eles haverá um intervalo de 5 a 10 minutos. Os vídeos irão conter alunos que estão se graduando nos seus cursos e também alunos que deisitiram falando o porquê desistiram e o que foram fazer depois.

3ª visita:
Será um novo questionário e ainda levaremos alguns dos alunos que gravaram os vídeos para responderem questões específicas das carreiras. Se possível, essa atividade será feita no auditório. O novo questionário terá algumas perguntas iguais às perguntas do primeiro e outras mais voltadas para o que eles viram ou acharam dos vídeos.

Grupo:
Victor Ronchim
Richard Dias
Mariana Guimarães
Thaís Santos
Victor Soler
Beatriz Lima
Rodrigo Oliveira
Felipe Silva
Claudio Filho

Introdução:
Nosso projeto visa trabalhar geometria com os alunos do Fundamental II de escola particular de um modo diferenciado, focado no Teorema de Pitágoras. A proposta consiste na utilização de materiais didáticos para o aprendizado do conteúdo.

Objetivos:
Pretendemos com esse projeto otimizar o aprendizado do Teorema de Pitágoras através de um processo lúdico da enunciação do teorema, assim como integrar a sala devido ao trabalho em grupos.

Estratégia:
Para iniciar o aprendizado do teorema, os alunos serão orientados a formarem grupos para a construção do catetóide (imagem).
Após a construção do catetóide, perguntaremos se a soma dos quadrados menores é igual ao quadrado maior sempre.
Os alunos desenharão catetóides individuais, que servirão de fichamento da matéria, para responderem à pergunta. Após isso, o teorema será demonstrado de forma lúdica e aplicado exercícios.

Público-alvo:
Esta proposta tem como público-alvo alunos do Ensino fundamental II, 8º e 9º anos, de escola particular ou pública.

Nenhum comentário: