Grupo:
Giulia Lima
Clara Devus
Introdução:
A partir de uma mudança física das carteiras do salão de eventos do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, nossa proposta de intervenção visa modificar o espaço e seus objetos constituintes para que a qualidade de estudo dos alunos freqüentadores do Plantão de Dúvidas seja maior, obtendo uma conseqüente melhora no relacionamento interpessoal existente entre monitores e alunos, e entre os últimos.
Objetivos:
Otimizar o trabalho dos monitores, estimular a interação entre alunos, reduzir o tumulto no salão de eventos em semanas de provas, quando o número de alunos aumenta consideravelmente.
Estratégia:
No lugar da substituição total das carteiras individuais e móveis usadas pelo colégio, acrescentamos algumas unidades de mesas redondas e retangulares que proporcionassem tanto a possibilidade de uma produção em grupo quanto a opção do estudo individual.
Público alvo:
Alunos do Ensino Médio e, e menor quantidade, alunos do Ensino Fundamental II.
Desenvolvimento:
Ao adicionar as novas opções de mesas, fica perceptível a preferência dos alunos pelas mesas redondas, as quais possibilitam melhor interação entre os mesmos, além disso, uma mobilização dos alunos para modificar a disposição das carteiras móveis foi significativa.
Avaliação:
Foi possível notar a quase total adesão dos alunos à nova estrutura proposta. As novas mesas foram imediatamente preenchidas por pequenos grupos de alunos. Em seguida, com orientação dos monitores, foi possível agrupá-los segundo as dúvidas mais freqüentes, facilitando a ação dos monitores e fazendo com que o ambiente de estudo se tornasse muito harmonioso.
Grupo:
Luciana Nomoto
Florindo Novaes
Vera Oliveira
Leandro Ribeiro
Waldemar Silva
Luisa Santos
Priscila Ribeiro
Iamara Nepomuceno
Introdução:
Identificando a baixa utilização da sala de leitura pelas turmas do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Andronico de Mello, propusemos uma intervenção.
Objetivos:
Através de uma proposta e montar um pequeno texto, queremos incentivar o uso da sala de aula de leitura, sugerindo que os alunos busquem nela assuntos que sejam do interesse deles.
Estratégia:
Entrega de questionário
Primeiro encontro: introduzir para os alunos a proposta; conversar sobre o questionário previamente entregue; divisão de grupos por temas.
Público alvo:
Alunos das salas 1ºE e 1ºB da Escola Estadual Andronico de Mello.
Grupo:
Cauê Líscia Leonel
Exercícios de geometria plana tratados com a visão da geometria analítica
Na escola, a geometria não é tratada com tanta importância na área matemática, sendo que, os temas são “jogados” aos alunos ao longo do ensino fundamental e médio.
O trabalho que eu realizei com os alunos da escola Brasil-Japão teve como princípio desmitificar a visão separada de geometrias (no caso, a plana da analítica).
A experiência foi fundamental para minha carreira pois pude perceber a deficiência em geometria dos alunos que estão no terceiro ano do ensino Médio. E isso assusta pois a utilização da geometria está no nosso dia-a-dia.
Após fazer os encontros com os alunos, percebi que eles conseguiram “absorver” o conteúdo passado pelo professor e os exercícios elaborados por mim.
O que me deixou feliz foi que um dos alunos disse que, depois dos encontros, fazia sentido o que eles aprenderam de novo na geometria analítica. Essa satisfação desse aluno me fez ver que não fui para a escola à toa ou apenas para fazer o trabalho final dessa matéria, fez-me ver que estou no lugar certo.
Grupo:
Daniela Roque
Balgeum Song
Laís Silva Oliveira
Juliana Aparecida
Carolina Castanheda
Monica Darce
Caio
Gracielly
Nosso projeto de intervenção está sendo feito na EMEI Ceciliano José Ennes, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, antiga 1ª série.
No primeiro encontro com o 2º ano C, a dinâmica foi feita em grupo, e a resposta foi bem satisfatória. Já no 2º ano D, não houve dinâmica em grupo, mas sim avaliações individuais e percebemos que como não houve integração entre os alunos, a resposta não foi tão positiva quanto na outra sala.
Para o segundo encontro pretendemos inverter as salas para aplicar a dinâmica em grupo e ver se a resposta positiva se dá ao fato de o 2º ano C ser uma sala mias produtiva ou se realmente a ludicidade ajudou na resposta.
Grupo:
Akimi K. Kochi
Amanda Scotton
Anna Bessa
Bruno Mascaro
Daniel Takahashi
Valter S. R.
Tema: A escolha de carreiras dos alunos de Ensino Médio para o vestibular
Mudanças 1º de Junho:
- Preparatório de Relatório Final
-Discussão do desenvolvimento do projeto
- Complementação de questionário
- Decisão final do local de intervenção
Observação:
Estamos com o projeto em andamento, logo não temos muitas mudanças ainda. Marcamos uma data e, em breve, faremos a intervenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário