segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Programa da disciplina

Pessoal,

para aqueles que são da turma de SEGUNDA-FEIRA, segue programa da disciplina:


EDF 287 – Introdução aos estudos de educação: enfoque histórico
(segunda-feira)

Diana Gonçalves Vidal

Agosto:

Dia 01 (Aula - 1) – Apresentação dos alunos. Definição da proposta e programação do curso. Formas de avaliação.
• Elaboração de autobiografias escritas individualmente e posteriormente socializadas em grupo e em plenária. O objetivo será o conhecimento de suas trajetórias e interesses.
• Levantamento de temas e questões de deverão ser discutidas durante o semestre.
Bibliografia Geral do curso: HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
Infolink Linha do tempo: http://educarparacrescer.abril.com.br/historia-educacao/index.shtml

Dia 08 (Aula 2) – Apresentação e debate do filme: Pro Dia Nascer Feliz. Tema: função social da escola. Leitura complementar: COSTA, Marcio & KOSLINSKI, Mariane. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, jan./apr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154.

Dia 15 (Aula 3) – Apresentação do programa. Discussão sobre o tema “Cultura escolar”. Leitura sugerida: VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).

Dia 22 (Aula - 4) – Unidade I: Organização social da escola (Subtemas: escola conteudista X escola humanista; relação escola/comunidade; relação público/privado; qualidade do ensino). Perspectiva histórica. Leitura básica: NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000 (www.anped.org.br).
Atividade - Discussão dos textos
• Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 1);
• Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 1)
• Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 29 (Aula - 5) – Unidade I: Organização social da escola: Temas atuais. Bibliografia da aula: (www.scielo.br):
ARELARO, Lisete R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política? Educação e Sociedade, out 2007, vol.28, n.100, p.899-919
GALVAO, Afonso et al. Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. 2010, vol.18, n.68, pp. 425-442
OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23.
RICARDO, Elio Carlos. Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas. Cadernos de Pesquisa. 2010, vol.40, n.140, pp. 605-628.
Atividade - Discussão dos textos
• Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 2);
• Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 2)
• Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Setembro:

Dia 05 – Feriado – Semana da Pátria

Dia 12 (Aula – 6) – Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva.
• Trabalho em grupo (trabalho coletivo 3)
• Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate

Dia 19 (Aula 7) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores. (Subtemas: inclusão -arquitetura escolar e preparação do professor - ; bullying e violência física; formação do professor). Perspectiva histórica. Leitura indicada: BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Trabalho docente e modelos de formação: velhos e novos embates e representações. Cadernos de Pesquisa. 2010, vol.40, n.140, pp. 427-443.
Atividade - Discussão dos textos
• Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 3);
• Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 4)
• Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 26 (Aula 8) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores. Filme: A onda. Coordenação da atividade: Cleonara (CNPq/Brasília). Tema: Influência do Professor/ professor modelo. Leitura complementar: TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; NUNESO, Marina M. R. & ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri De. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa. 2010, vol.40, n.140, pp. 445-477.

Outubro:

Dia 03 – Sem aulas - ANPEd

Dia 10 (Aula 9) – – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores. Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva. Trabalho em grupo (trabalho coletivo 5)
Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate

Dia 17 (Aula 10) - Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores. Temas atuais.
MONTEIRO, Ana Paula Húngaro & MANZINI, Eduardo José. Mudanças nas concepções do professor do ensino fundamental em relação à inclusão após a entrada de alunos com deficiência em sua classe. Revista Brasileira de Educação Especial. 2008, vol.14, n.1, pp. 35-52.
PAUL, Jean-Jacques & BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Qualidade docente e eficácia escolar. Tempo social. 2008, vol.20, n.1, pp. 119-133.
REIS, Eduardo J. F. Borges dos et al. Docência e exaustão emocional. Educação & Sociedade. 2006, vol.27, n.94, pp. 229-253.
LESSARD, Claude; KAMANZI, Pierre Canisius & LAROCHELLE, Mylène. O desempenho no trabalho dos educadores canadenses: o peso relativo da tarefa, as condições de ensino e as relações entre alunos e equipe pedagógica. Educação em revista. 2010, n.spe1, pp. 77-99.
Atividade - Discussão dos textos
• Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 4);
• Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 6)
• Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 24 (Aula 11) – Unidade III – Sujeitos da Educação: Alunos (Subtemas: bullying e violência física; aluno que trabalha e estuda) Apresentação e debate do filme: Entre os muros da escola. Tema: relação família/escola. Coordenação da atividade: Cleonara (CNPq-Brasilia).
Leitura sugerida: THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira Educação, ago. 2006, vol.11, no.32, p.211-225. (trabalho coletivo 7)

Dia 31 (Aula 12) - Unidade III – Sujeitos da Educação: Alunos. Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva – Trabalho coletivo 8.

Novembro:

Dia 07 – Reunião CNPq – Brasília – sem aula

Dia 14 – Recesso feriado

Dia 21 (Aula 13) - Unidade III - Sujeitos da Educação: Alunos. Perspectiva histórica. Leitura básica indicada. ROSEMBERG, FÚLVIA. Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. Revista Estudos Feministas. 2001, vol.9, n.2, pp. 515-540.
Atividade - Discussão de texto:
• Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 5)
• Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 9)
Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 28 (Aula 14) – Unidade III- Sujeitos da Educação: Alunos. Temas atuais.
DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128.
LEÃO, Geraldo Magela Pereira. Experiências da desigualdade: os sentidos da escolarização elaborados por jovens pobres. Educação e Pesquisa, abr 2006, vol.32, no.1, p.31-48.
LELIS, Isabel. O significado da experiência escolar para segmentos das camadas médias. Cadernos de Pesquisa, 2005, vol.35, n.125, pp. 137-160.
WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Violência intrafamiliar e intimidação entre colegas no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, 2009, vol.39, n.138, pp. 995-1018.
Atividade - Discussão dos textos
• Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 6);
• Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 10)
• Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dezembro:

Dia 05 (Aula 15) – Apresentação das Propostas de Ação – Seminários


Sistemática de Avaliação dos alunos: Cada trabalho individual vale 0,5 ( 6 X 0,5 = 3,0), cada participação em trabalho em grupo vale 0,20 (10 x 0,20 = 2,0) e o trabalho final em grupo vale até 5,0. Somados totalizam 10,0.

Nenhum comentário: